domingo, 11 de dezembro de 2016

Carlos do Carmo, a personalidade da semana!

 
Carlos do Carmo nasceu em Lisboa há 78 anos e é um cantor e interprete português. Filho de mãe e pai com carreiras ligadas ao mundo do Fado, Carlos herdou do pai a gestão da casa de fados O' Faia e da mãe o enorme talento para cantar.
 
O fadista que oficialmente iniciou a sua carreira artística em 1964, representou Portugal no XXI Festival Eurovisão da Canção com o tema "Flor de Verde Pinho", após o 25 de abril.
 
Ary dos Santos foi uma das razões para o sucesso da carreira de Carlos do Carmo. Os temas "Lisboa Menina e Moça" e "Estrela da Tarde" são a prova disso mesmo.

A década de 80 foi marcada pelas atuações do fadista no estrangeiro, tendo cantado nas maiores salas de espetáculos do mundo - Olympia de Paris, Ópera de Frankfurt, Ópera de Wiesbaden, Canecão do Rio de Janeiro, Teatro de São Petersburgo, Place des Arts em Montreal, entre muitos  outros.

Multifacetado, Carlos do Carmo chegou a apresentar programas de televisão na década de 90. 

Mais recentemente, o fadista tem visto todo o seu trabalho ser reconhecido através de inúmeros prémios e condecorações. A agraciação com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, um globo de Ouro na categoria de Excelência e Mérito, um Prémio Goya para melhor Canção Original e um Grammy Latino de Carreira foram apenas algumas das gratificações atribuídas.

Nem sempre consensual, Carlos do Carmo foi protagonista de uma polémica ao longo de toda a semana. Na origem da polémica, esteve a advertência que o fadista fez ao público enquanto cantava. 

 
«Não é preciso dizer isto aos mais velhos, só aos mais novos. O fado é uma tradição oral... Fado, que não se acompanha a palmas, canta-se e ouve-se. Desculpem lá, mas ouvir as palmas ao mesmo tempo, lembra-me um bocado o rock. E eu não sou cantor de rock»
 
Apesar de assumirem uma postura de quem não assiste a talent shows como o The Voice Portugal, Rui Veloso e Lena D' Água não perderam a oportunidade de comentar esta polémica. O cantor natural da Invicta defendeu a atitude de Carlos do Carmo mas Lena D'Água considerou disparatada a sua presença no programa.
 
Contudo, a polémica participação no The Voice não ficou por aqui. Em conversa com Vasco Palmeirim, Carlos do Carmo disse:
 
«Eu lembro-me bem de si ... O menino tem para comigo um problema mal resolvido. Olhe que eu conto tudo!»
 
Este comentário deixou muita coisa no ar tendo Vasco, posteriormente, explicado o que o fadista queria dizer.
 
No programa Agora Nós, Carlos do Carmo contou a sua versão sobre o assunto:
 
«Não gosto muito de fazer televisão se estiver ao lado de pessoas que me são estranhas (..). Mas se forem pessoas com quem eu sinta um grau de cumplicidade, afetividade, é muito agradável. (...) Eu provoquei [o Vasco Palmeirim]. (...) Ele ficou com medo - porque sou maluco - que eu contasse. Foi uma coisa passada connosco na Rádio Comercial. Mas não posso contar, ele não ficava bem no filme.»
 
O fadista é casado com Maria Judite de Sousa Leal de quem tem três filhos: Cila do Carmo, Alfredo do Carmo de Almeida e Gil do Carmo.
 

 
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright © Talento & Fama | Suporte: Mais Template